terça-feira, 31 de outubro de 2017

Sobre terremotos no México

Para os Mexicas o terremoto foi/se deu por conta da grande Serpente que caminhou debaixo da Terra. Neste sentido, o que poderia ser feito era cantar para a Serpente e pedir perdão à Terra, pois ambas, a Serpente e a Terra só poderão se acalmar com cânticos e oferendas. Desta forma, encontrei numa praça de Coyoacán cerâmicas com sementes no chão, parte de um ritual Mexica da noite anterior, onde este povo cantava pedindo perdão à terra.

Durante a minha estadia, os mexicanos com quem conversei mostravam uma ligação do terremoto com o desrespeito para com a Terra. Os radialistas falavam da necessidade de entender as dinâmicas da Terra, construindo uma relação de respeito.

O México com sua capital imensa, a Cidade do México, parece não ter fim, e a população parece não ter mais lugar em meio a tanta gente e tanto carro. Ainda em minha chegada, nunca tinha presenciado uma vista tão linda e iluminada. Dizia à Dafne, minha amiga anfitriã, que pareciam arames enrolados e iluminados que circundavam toda a cidade. Depois de conhecer a relação dos Mexicas com a Serpente, fiquei a pensar que estes arames eram a grande Serpente que me recebia iluminada na Cidade do México.

Foto: Uma das Serpentes dos Mexicas, exposta no Museu Nacional Mexicano de Antropologia.


Nenhum comentário: